Solicitação de Operações no Catálogo de Serviços
MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE OPERAÇÕES NO CATÁLOGO DE SERVIÇOS
O QUE É O SERVIÇO?
O serviço de Solicitação de Operações no Catálogo de Serviços visa a manutenibilidade do Catálogo de Serviços da ATI, o qual consiste em um documento onde estão listados todos os serviços de TI na visão de negócio, que estão ativos na organização e disponíveis aos usuários.
QUEM UTILIZA?
Os donos dos serviços da ATI.
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO:
O documento “Formulário de Solicitação de Operações no Catálogo de Serviços” deve ser utilizado para a solicitação de inclusão/alteração das informações nos serviços/produtos disponíveis no Catálogo de Serviços da ATI.
Seguem as instruções para preenchimento:
- A sessão 1 “SOLICITANTE” deve ser preenchida pelo dono do serviço/substituto/chefe imediato com as informações de identificação do solicitante.
- A sessão 2 “INFORMAÇÕES DO SERVIÇO(S)” compreende na ficha de identificação do serviço a ser operado. Para cada serviço, copiar a tabela desta sessão e atentar para as instruções de cada campo:
- OPERAÇÃO - Incluir {Inclusão de novo serviço no catálogo}, Alterar {Alteração de serviço/informação relacionada no Catálogo de Serviços da ATI};
- ID DO SERVIÇO – {Preencher com o ID no serviço, vide Catálogo de Serviços da ATI, apenas quando a operação for “Alterar”};
- MACRO ÁREA - {Selecionar a macro área estratégica, conforme o serviço};
- SERVIÇO - {Informar o serviço, vide lista de “Serviços” no Catálogo de Serviços da ATI};
- TIPO DE PRODUTO – {Selecionar qual o tipo do produto em questão};
- ÁREA DE SISTEMA - {Selecionar a opção apenas quando o serviço/produto envolver a área de Sistemas de Informação};
- PRODUTO - {Informar o produto relacionado ao serviço, vide a lista de “Produtos” no Catálogo de Serviços da ATI};
- MÓDULO - {Informar o módulo apenas quando o produto envolver a área de Sistemas de Informação};
- DESCRIÇÃO - {Descrever em termos gerais o serviço x produto em questão};
- DATA DE VALIDAÇÃO – {Informar a data de validação das informações do pedido};
- STATUS - {Selecionar o status do serviço: ATIVO: Em produção / INATIVO: Serviço retirado};
- PÚBLICO ALVO - {Informar em termos gerais a quem se destina o serviço};
- ORGÃO - {Informar a sigla do principal órgão interessado no serviço};
- ESCOPO - {Informar o escopo do serviço: Interno: apenas a ATI solicita este serviço / Externo: outros órgãos podem pedir pelo serviço / Interno/Externo: Ambos ATI e órgãos podem demandar pelo serviço};
- CRITICIDADE - {Qual o impacto para o negócio se algum incidente ocorrer com o serviço/produto? Informar dentro do intervalo da escala, onde 1 é o menos crítico e 5 é o mais crítico};
- URGENCIA - {Qual a urgência para o reestabelecimento do serviço em caso de incidente? Informar dentro do intervalo da escala onde 1 é menos urgente e 5 é o mais urgente};
- TENDÊNCIA - {Qual a tendência de piorar em caso de incidente? Representa o potencial de crescimento do impacto, ou seja, a probabilidade do impacto se tornar maior com o passar do tempo. Informar dentro do intervalo da escala onde 1 é tendência menor e 5 é tendência maior};
- TEMPO DE SOLUÇÃO - {Informar o SLA do serviço em horas}.
- A sessão 3 “INFORMAÇÕES DE REPONSABILIDADE TÉCNICA DO SERVIÇO” deve ser preenchida com as informações do responsável técnico pelo serviço;
- A sessão 4 “INFORMAÇÕES DE GESTÃO DO SERVIÇO” deve ser preenchida com as informações do gestor do serviço;
- A sessão 5 “INFORMAÇÕES DE APROVAÇÃO DO SERVIÇO” deve ser preenchida com as informações do aprovador do serviço (caso exista).
COMO SOLICITAR?
1 - Preencher corretamente o “Formulário de Solicitação de Operações no Catálogo de Serviços”;
2 – O formulário deve ser em Suporte Digital, assinado no SGD pelo dono do serviço e o diretor da área e expedido via Sistema de Gestão de Documentos – SGD para a Gerência de Processos de TI.
DÚVIDAS?
Gerência Processos de Tecnologia da Informação – GPROC/DPPI/SUPGES/ATI-TO.
Telefone: (63) 3212-4523