Sistema da Informação 28/08/2020 - 16:50 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Sistema de Gestão de Atendimento é utilizado pelo Detran para agendamento de atendimento nas unidades

Agendamento on-line de atendimentos presenciais é implantado no Detran Agendamento on-line de atendimentos presenciais é implantado no Detran - Divulgação Secad
Agendamento on-line de atendimentos presenciais é implantado no Detran Agendamento on-line de atendimentos presenciais é implantado no Detran - Divulgação Detran

O Sistema de Gestão de Atendimento (SGA) será utilizado a partir do dia primeiro de setembro no Departamento Estadual de Trânsito  (Detran-TO) com agendamento externo pelo usuário. A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) realizou o treinamento e implantação do Sistema, inicialmente os servidores do Detran e das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) realizavam a migração dos já agendados pelo Call Center para o SGA, de forma que o usuário não fosse prejudicado.

Foi passado aos servidores dos municípios que fazem o atendimento o treinamento para utilizar o novo sistema de agendamento, e a partir da próxima semana o usuário vai poder realizar o agendamento no horário que achar mais adequado para seu atendimento. Para realizar o agendamento é necessário fazer o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento no link https://sga.to.gov.br/sga/agendamento-externo/login/index.xhtml, no site estarão disponíveis todos os locais de atendimento e horários.

“O Sistema de Agendamento compõe uma plataforma de Gestão de Atendimento desenvolvida pela ATI, que tem como premissa em um único sistema promover a gestão de todo atendimento de serviços prestados pelos órgãos da Administração direta e indireta, essa é mais uma das ações promovidas pela ATI que compõe o programa maior de transformação digital do Tocantins, com uma série de parcerias com os órgãos visando a melhoria e eficiência dos serviços públicos prestados ao cidadão”, afirmou o presidente da ATI, Thiago Maciel.

Visando evitar aglomerações, o Detran-TO pede atenção ao usuário no agendamento, pois diversos serviços estão com prazos estendidos ou interrompidos devido pandemia, para que assim o usuário só agende e compareça mediante extrema necessidade. E que, assim sendo, ao realizar o agendamento, tenha atenção para o departamento escolhido, pois algumas Ciretran dividem-se entre Veículos e CNH, assim como a sede em Palmas que possui também o setor para Multas.

“Agora com o SGA, a expectativa é de facilitar esse contato  Detran e usuário, para que este consiga realizar o agendamento de maneira mais facilitada, liberando as linhas de nosso Call Center para os que tiverem alguma dúvida de serviços ou até mesmo do agendamento, prestando esse suporte para o usuário”, afirmou o diretor Técnico do Detran, Luã Henrique Ferreira.

Horários disponíveis para atendimento

Na sede do Detran-TO em Palmas e no Posto de Atendimento de Taquaralto, o horário de atendimento presencial é das 8h às 18h. Nas Ciretrans do interior do Estado, o horário de funcionamento é das 8h às 14h, com exceção na cidade de Figueirópolis, cujo horário de atendimento é das 12h às 18h.

O Call Center continuará funcionando para prestar assistência aos usuários que possuírem dúvidas. Pensando naqueles que não possuem acesso à internet, ou não estão familiarizados serviços on-line, o Detran-TO vai continuar disponibilizando o call center para o agendamento de atendimentos por meio do 0800 649 0154.