Treinamento 19/08/2020 - 16:36 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Governo do Tocantins desenvolve melhorias na capacitação continuada de servidores estaduais

Os cursos podem ser acessados nos ambientes de aprendizado da ATI ou Secad. Os cursos podem ser acessados nos ambientes de aprendizado da ATI ou Secad. - Secad/ Governo do Tocantins

A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Estado da Administração do Tocantins (Secad), por meio da Diretoria de Gestão de Capacitação Continuada (Dicap), realizaram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento da políticas de capacitação continuada dos servidores públicos do Poder Público Estadual.

A Dicap vem aperfeiçoar um trabalho de qualificação e educação dos servidores estaduais, realizado pela ATI, elevando os níveis de desempenho, considerando que a formação contínua é um eficaz veículo para o alinhamento e o aperfeiçoamento dos talentos humanos.

"Trabalharemos em conjunto para fortalecer a área de capacitações do estado, somando competências e habilidades para benefício do servidor e de toda a população do Tocantins”, afirma a gerente de Treinamento da ATI, Daiane Rodrigues.

Nesse sentido, a presente proposta de cooperação mútua promove a formação e a educação continuada em nível de qualificação para servidores das mais diversas áreas de atuação no Estado do Tocantins, visando abranger a colaboração no planejamento e na elaboração de cursos de capacitação, com o aprimoramento nas modalidades on-line com transmissão ao vivo, on-line modalidade Educação a Distância (EaD) e futuramente no retorno do ensino presencial, visto que o servidor público é peça fundamental de uma gestão pública eficiente e de qualidade.

“A parceria entre Secad e ATI é uma oportunidade ainda maior da promoção da educação continuada e a gestão por competência, a todos os servidores públicos do Poder Executivo Estadual, dando acesso a diversos cursos de capacitação e qualificação profissional”, destaca a diretora de Gestão de Capacitação Continuada da Secad, Katia Gomes.

Acesso aos cursos

A implementação de todo conteúdo dos cursos estará disponível no ambiente virtual de aprendizagem e na Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), no portal da Secad (unicet.to.gov.br) e no portal da ATI (ead.ati.to.gov.br), para que o servidor tenha acesso independente de onde esteja ou resida. O reflexo disso se traduz na melhoria da qualidade da prestação dos serviços e na produtividade do exercício da atividade administrativa e funcional.

A certificação emitida pela Unicet vale nacionalmente, segundo Katia Gomes, em decorrência da pandemia. Os cursos que antes eram ministrados também de maneira presencial, estão ocorrendo na modalidade a distância. “Na modalidade EaD, conseguimos alcançar um número maior de pessoas, abrangendo servidores de todo o Estado. Nossa intenção é sempre oferecer cursos que agreguem à rotina de trabalho dos servidores, oferecendo ferramentas para o melhor desenvolvimento de suas atribuições”, informa Katia Gomes.

A colaboração recíproca técnica e acadêmica, bem como o intercâmbio de experiências, com a possibilidade de utilizar as plataformas e os ambientes virtuais de aprendizagem de ambos os órgãos, a fim de gerar conhecimento mútuo, difusão e qualificação de recursos humanos na gestão de projetos de cursos de formação e capacitação, fomenta a inovação educacional em âmbito estadual.

 

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate