Sistema da Informação 20/07/2020 - 10:27 - Thaise Marques/Governo do Tocantins

Procon retorna atendimento presencial ao público utilizando o Sistema de Gestão de Atendimento

Atendimento ao público será feito apenas por agendamento Atendimento ao público será feito apenas por agendamento - Procon / Governo do Tocantins

O Procon Tocantins retorna com o atendimento presencial ao público a partir desta segunda-feira, 20, com agendamento realizado por meio do Sistema de Gestão de Atendimento (SGA).  A medida é para evitar aglomerações e transmissão do novo Coronavírus. O SGA foi desenvolvido pela Superintendência de Sistemas da Informação da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI).

Para evitar aglomeração ou que o consumidor fique esperando, o mesmo deve agendar o atendimento direto no site www.procon.to.gov.br clicando no banner “agende seu atendimento aqui” ou pelo telefone de cada núcleo. Para realizar o atendimento é necessário fazer o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e data de nascimento. O consumidor que precisa ser atendido pelo Procon Tocantins será agendado para um dia e horário específico no Núcleo Regional de Atendimento da sua preferência.

O atendimento agendado será das 8h20 às 17h e o tempo vago entre um atendimento e outro será utilizado pelos atendentes para fazer a higienização do balcão e dos equipamentos, além de lavar as mãos. É obrigatório o uso de máscaras dos consumidores e servidores.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destaca que o consumidor tem a opção de fazer a reclamação no site do órgão. “O consumidor pode fazer sua reclamação sem sair de casa. É mais uma forma segura e eficaz. Caso realmente precise, então ele deve agendar e comparecer ao órgão no dia e horário marcado”, explica Walter Viana.

Capacitação

A gerente de Atendimento e Educação para o Consumidor do Procon Tocantins, Delícia Feitosa, ressalta que mais de 100 servidores foram capacitados para este retorno do atendimento presencial no órgão de defesa do consumidor. “O treinamento foi realizado em todos os núcleos do Estado, desenvolvido pela Gerência de Treinamento, por meio da plataforma EAD da ATI. Os servidores tiveram acesso ao treinamento e aos componentes curriculares, com aulas desenvolvidas por meio de diversas atividades e recursos”, informa a gerente.

Documentação necessária

Para o atendimento presencial, o consumidor deve estar atento a documentação necessária para formalizar a reclamação, sendo os documentos pessoais (do consumidor e procurador, se for o caso), como RG, CPF.; documentos que comprovam a relação de consumo, como notas e cupons fiscais, contratos, pedidos, folhetos ou anúncios publicitários, rótulo ou embalagem, recibos, boletos bancários, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço, entre outros; e a procuração, caso o consumidor seja representado.