Sistema da Informação 05/06/2020 - 09:30 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Governo do Tocantins possibilita mais de 13 mil atendimento por meio de Sistema de Gestão de Atendimento

O agendamento realizado pelo SGA evita aglomerações, preservando a saúde e segurança de servidores e usuários O agendamento realizado pelo SGA evita aglomerações, preservando a saúde e segurança de servidores e usuários - Divulgação Secad

 

Governo do Tocantins possibilita mais de 13 mil atendimento por meio de Sistema  de Gestão de Atendimento

O agendamento realizado pelo Sistema contribui para o distanciamento social

Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), tem utilizado em diversos órgãos o Sistema de Gestão de Atendimento (SGA), desde o final do mês de março de maneira efetiva, após a necessidade de adotar medida de cautela à propagação da Covid-19 por meio do agendamento, que controla o fluxo de pessoas nas unidades de atendimento do Estado.

Atualmente é utilizado na Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e É Pra Já dos municípios de Araguaína e Gurupi.

Dados da Gerência de Sistemas de Gestão mostram que, em todo o Tocantins no mês de maio 71% dos usuários que agendaram atendimento compareceram, e só no É Pra Já de Gurupi 90% dos atendimentos do município foram realizados após o agendamento.

“O desenvolvimento do Sistema de Gestão de Atendimento foi planejado para que o  Tocantins não perdesse a eficiência nos atendimentos nos órgãos,  obedecendo as determinações de evitar aglomerações e preservando a saúde e segurança de servidores e usuários. Os dados mostram bons resultados e a utilização do Sistema pelos tocantinenses”, informa o presidente da ATI, Thiago Maciel.

SGA

Além do agendamento de atendimento on-line, o SGA possibilita a gestão de senhas emitidas realizando a triagem, transferência, cancelamento e prioridade, como também o atendimento por departamentos e serviços, possibilitando o controle dos painéis de senha e o controle dos horários dos servidores que realizam o atendimento. É possível também pelo sistema ter um panorama com as informações dos atendimentos, gerando relatórios que mostram a qualidade e efetividade dos serviços.

Ainda neste mês, o SGA será implantado no Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) e o Departamento Estatual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO). O usuário pode acessar o site do SGA por meio do link http://sga.to.gov.br/sga/agendamento-externo/login/index.xhtml, fazendo login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, e realizar agendamento na unidade de atendimento.