Treinamento 08/05/2020 - 16:12 - Robson Corrêa/Governo do Tocantins

Semarh e ATI realizam I Workshop do Sistema Informatizado de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado do Tocantins

No Workshop participarão dois técnicos de cada município, sendo necessariamente um deles integrante do quadro de servidores efetivos No Workshop participarão dois técnicos de cada município, sendo necessariamente um deles integrante do quadro de servidores efetivos - Arquivo Semarh/Governo do Tocantins

Inicia na próxima segunda feira, 11, o treinamento operacional do Sistema Informatizado de Gestão de Resíduos Sólidos do Estado do Tocantins (SIGERS-TO). O Sistema foi desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com o objetivo de estruturar um banco de dados preciso e atualizado sobre a situação dos serviços de coleta, tratamento e disposição dos resíduos sólidos no Estado.

O diretor de políticas ambientais da Semarh ressalta que o trabalho do órgão é fornecer suporte para as cidades do interior. “Nós enquanto poder público estamos aqui para ajudar a acabar com o descarte incorreto dos resíduos por parte dos municípios”. O diretor ainda destaca que “a Semarh e o Governo do Estado vão usar as informações do Sistema para melhor atender as demandas dos gestores municipais”.

Durante o treinamento os técnicos poderão inserir as informações no Sistema do ano que vai está aberto, ou seja, as ações realizadas na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos em 2019. Após o treinamento as equipes da Semarh e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) continuarão disponíveis para tirar dúvidas sobre o Sistema.

A gerente de resíduos sólidos e apoio aos municípios da Semarh, Helia Azevedo participou do primeiro treinamento ministrado pela (ATI) para os servidores da Diretoria de Políticas Ambientais (DPA) da Semarh nesta quinta feira, 07, e destacou que o sistema é uma importante ferramenta de monitoramento em termos da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. “A partir de agora vamos poder centralizar as informações sobre os resíduos que são gerados e esperamos que todos os municípios disponibilizem as informações necessárias  no SIGERS”.

No Workshop participarão dois técnicos de cada município, sendo necessariamente um deles integrante do quadro de servidores efetivos. A capacitação será realizada até o dia 15 de maio das 09h às 12h por meio da plataforma EAD no link: ead.ati.to.gov.br. Todos os técnicos previamente cadastrados deverão acessar o link para participar do treinamento. As informações sobre a divisão e data da capacitação de cada município podem ser conferidas abaixo, ou por meio do telefone: (63) 3218-2158.

"Nesse momento crítico em que estamos vivendo a adoção desta plataforma EAD é de fundamental importância principalmente para a segurança dos participantes e de todos os envolvidos, possibilitando o acesso ao conteúdo apresentado de forma rápida e prática até mesmo em consultas posteriores. Não podemos deixar de destacar também a contribuição na redução de custos com diárias, transportes, impressões de materiais entre outros benefícios para o Governo do Estado", afirmou a gerente de Treinamento Daiane Rodrigues.

SIGERS

O SIGERS/TO é um sistema digital de informações sobre os resíduos sólidos, instrumento de execução da Lei Estadual nº 3.614, de 18 de dezembro de 2019, que instituí a Política Estadual de Resíduos Sólidos, conforme documentos anexos (Lei nº 3.614/2019 e Portaria nº 03 de 23 de janeiro de 2020), além de ser um dos requisitos para poder pontuar no ICMS ecológico.  Por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDIRS) foi possível a elaboração e o desenvolvimento do Sistema.