Noticias 08/05/2020 - 17:22 - Agência de Tecnologia da Informação

Prevenção e acesso à informação são essenciais para evitar a transmissão do Covid-19

Será entregue a todos os servidores um par de máscaras de proteção reutilizáveis Será entregue a todos os servidores um par de máscaras de proteção reutilizáveis - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins
 A utilização da máscara  não anula a higienização frequente das mãos e manter o distanciamento mínimo. A utilização da máscara não anula a higienização frequente das mãos e manter o distanciamento mínimo. - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

As recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) são diversas e além do distanciamento social, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) tem seguido as orientações disponibilizando a todos os servidores máscaras de proteção facial, os itens para higienização constante das mãos, avisos pelos corredores e trabalhando na constante limpeza do prédio.

Nesta sexta-feira, 8, foi entregue aos servidores um par de máscaras de proteção reutilizáveis, lembrando que a sua utilização não anula a higienização frequente das mãos  e manter o distanciamento mínimo. “A utilização das máscaras é um decreto estadual para prevenção à pandemia e frisamos a sua importância. Como Agência estamos trabalhando de maneira intensa para atender a todo o Estado nesse momento de adaptação e cuidados com a saúde”, afirmou o presidente da ATI, Thiago Maciel. 

A Agência atende a todos os órgãos do Estado, gerenciando os serviços essenciais, monitorando o funcionamento dos sites do Governo e a assistência aos servidores que estão trabalhando em regime Home Office.

Serviço Essencial 

O Governo Federal publicou o Decreto 10.282/2020, estabelecendo, entre outras coisas, que serviços relacionados à tecnologia da informação e de processamento de dados para suporte de outras atividades são considerados serviços de natureza essencial durante o período de crise do Coronavírus. A ATI como coordenadora desses serviços essenciais no Estado do Tocantins, tem tomado as medidas de prevenção e enfrentamento a Covid-19 recomendadas para a continuação das atividades. 

Tocantins
 
O Governo do Tocantins, por meio da do Comitê de Crise para Prevenção da Covid-19, referente à jornada de trabalho dos servidores públicos estaduais, mantém até o dia 29 de maio, a jornada de 6 horas diárias de trabalho nas unidades da Administração Pública Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, fixada das 8 às 14 horas, ficando os dirigentes máximos dos órgão e entidades autorizados a organizar jornada laboral alternativa, no turno da tarde, das 14 às 20 horas, a fim de evitar a aglomeração de pessoas.

Durante esse período o trabalho remoto está autorizado para os servidores com idade igual ou superior a 60 anos; gestantes e lactantes; aqueles que mantenham sob sua guarda criança menor de um ano; e portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico.