Noticias 10/03/2020 - 17:12 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Agência de Tecnologia celebra o Dia Internacional da Mulher

Nos últimos cinco anos a presença de mulheres na área de tecnologia cresceu 60% Nos últimos cinco anos a presença de mulheres na área de tecnologia cresceu 60% - Dannilo Martins/ Governo do Tocantins
Nos últimos cinco anos a presença de mulheres na área de tecnologia cresceu 60% Nos últimos cinco anos a presença de mulheres na área de tecnologia cresceu 60% - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) promoveu uma programação especial, na segunda-feira, 09. Na ocasião foi debatidos temas sobre alimentação, nutrição, organização, contando também com momentos de sorteio e interação.

Atualmente 42% dos cargos de gestão da Agência de Tecnologia são ocupados por mulheres e para Tayla Sousa, Gerente de Sistemas Corporativos, as mulheres tem construído uma reputação positiva no mercado de tecnologia, se profissionalizando e atuando em igualdade em competências. “Ainda existe muita desigualdade e preconceito com as mulheres, mas estamos conseguindo fazer nossa voz ser ouvida, mostrando no o quanto somos capacitadas e persistentes”, afirmou.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o  mercado tem se adaptado aos novos tempos e atualmente é possível encontrar mulheres em setores culturalmente masculinizados como a TI. Nos últimos cinco anos, a participação feminina na área cresceu 60% - passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2019.

Sobre o Dia internacional da Mulher

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto.

Na década de 1970, o ano de 1975 foi designado pela Organização das Nações Unidas - ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas ONU, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.