Noticias 29/12/2020 - 17:01 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Governo do Tocantins investe em tecnologia e estratégias de transformação digital dos serviços essenciais

Agência de Tecnologia da Informação trabalha em estratégias de transformação digital dos serviços essenciais Agência de Tecnologia da Informação trabalha em estratégias de transformação digital dos serviços essenciais - ATI/ Governo do Tocantins
Em 2020, a Agência de Tecnologia realizou a implantação de 13 sistemas Em 2020, a Agência de Tecnologia realizou a implantação de 13 sistemas - ATI/ Governo do Tocantins
Portal Coronavírus foi desenvolvido para divulgação das ações relativas ao enfrentamento da pandemia Portal Coronavírus foi desenvolvido para divulgação das ações relativas ao enfrentamento da pandemia - ATI/ Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), trabalhou no ano de 2020 em estratégias de adequação digital para continuidade dos serviços essenciais evitando a propagação da Covid-19, totalizando mais de 37 mil atendimentos realizados em todo o Estado.

Para divulgação das ações relativas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, foi desenvolvido, pela ATI, o Portal Coronavírus (http://coronavirus.to.gov.br/), alimentado a partir de dados e informações de diversos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. O sistema orienta as pastas na disponibilização das informações no Portal, reunindo informações com atualização diária como: notícias, boletins, informações e painéis analíticos.

“Em 2020, apesar das dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia da Covid-19, a Agência de Tecnologia da Informação buscou implementar ações necessárias, contribuindo com o desenvolvimento da Gestão Estadual, dando condições necessárias ao bom desempenho e qualidade na execução das atividades diretas e indiretas para atender as demandas da população tocantinense”, afirma o presidente da ATI, Thiago Maciel.

Os eventos realizados pelo Governo do Tocantins foram transmitidos de forma on-line, com auxílio da ATI, que realizou o suporte na infraestrutura dos links de dados de comunicação, com todo suporte técnico e monitorando a qualidade da comunicação para os streamings de vídeo. Desse modo, foram realizados eventos como o aniversário de Palmas e a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins).

Neste ano, a Agência trabalhou para consolidar e expandir a transformação digital do Governo do Tocantins, implementando e coordenando a implantação de novos serviços em formato digital a serem ofertados à população, em uma visão integrada com os demais órgãos.

Tocantins Digital

“A ATI desenvolveu, ao longo de 2020, uma produção documental intensa no que se refere à elaboração de Estudos Técnicos Preliminares, Projetos Básicos e Termos de Referência para atender todas as demandas de aquisições e contratações de TI dos órgãos do Poder Executivo Estadual. Foram elaborados 129 Projetos Básicos de Tecnologia da Informação no Tocantins”, informa o superintendente de Gestão e Governança de TI, Alirio Felix Martins Barros.

A Superintendência de Gestão e Governança de TI trabalhou no catálogo de serviços de TI do Tocantins (https://ati.to.gov.br/gestao-de-ti/catalogo-de-servicos/), que estão ativos e disponíveis aos usuários. O catálogo foi construído associando produtos da área de negócio e serviços de TI que são prestados pelas áreas operacionais. Atualmente, a ATI executa 40 serviços relacionados a 386 produtos de sistemas, infraestrutura e gestão.

“Temos como projeto governamental o Transforma TO, um projeto modelo dentro do Detran [Departamento Estadual de Trânsito], com o Detran Digital, que é a transformação de todos os serviços que são disponibilizados pelos órgãos em serviços digitais. Por meio do Portal, o cidadão vai conseguir solicitar aquele serviço de forma digital”, declara Thiago Maciel.

Infraestrutura e Serviços de TI

A Superintendência de Infraestrutura e Serviços de TI atingiu, em 2020, a marca de 15 mil atendimentos, solucionando aproximadamente 95% das demandas, o que evitou a paralisação dos serviços prestados pelos órgãos do Poder Executivo do Estado. Nesse sentido, foram feitos monitoramentos proativos de serviços de TI, o que possibilitou maturidade no uso dos recursos disponibilizados à Agência.

“É possível dizer que conseguimos estabilizar os principais serviços do Estado, como o SGD [Sistema de Gestão Documental], o Detran Net, os serviços da Secretaria da Fazenda, dentre outros”, afirma o superintendente de Infraestrutura e Serviços de TI, Augusto Ayres.

Para uma melhor infraestrutura, foi realizado o trabalho de monitoramento dos Data Centers do Tocantins, onde estão concentrados os sistemas computacionais, que realizam o inventário da infraestrutura e a configuração de alertas como falta de energia, temperaturas e monitoração por câmeras.

O serviço de videoconferência, gratuito e integrado ao serviço de Educação a Distância (EAD), foi disponibilizado aos órgãos do Estado.

Além disso, foram ofertados serviços de compartilhamento e armazenamento em nuvem de forma gratuita e segura, que, neste momento, estão em fase de homologação, já atendendo a ATI e a Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz). A expectativa é de atender todos os órgãos do Governo do Estado do Tocantins.

Assim, apesar do ano atípico, a ATI contribuiu para que fosse possível a realização dos trabalhos home office em toda a rede do Estado, por meio da disponibilização de VPNs (Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada) e do trabalho de Suporte ao Usuário, que não parou durante os meses críticos da pandemia da Covid-19. Todas as orientações publicadas pelo Governo do Tocantins foram seguidas, sendo autorizado o trabalho remoto para os servidores do grupo de risco.

“Para tal, fomos diligentes ao estabelecer mecanismos de segurança, de atendimento ao usuário e de ações proativas que visaram garantir a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos produtos e serviços com maior qualidade, transparência e performance possíveis”, ressalta Augusto Ayres.

Sistemas da Informação

Em 2020, a Agência realizou a atualização da plataforma de chamados do Estado com a implantação da Central de Serviços (https://chamados.ati.to.gov.br/) para gestão de atendimento de chamados. O sistema moderno e flexível permite centralizar todos os serviços de atendimento de Tecnologia da Informação (TI), com capacidade de atender, de forma integrada, todos os órgãos da administração pública. Atualmente, a Central de Serviços realiza a gestão de 544 sistemas diferentes em 30 órgãos.

“Trabalhamos em ações para desenvolver e gerenciar os Portais Institucionais, Sistemas e Aplicativos de Tecnologia da Informação do Tocantins, trabalhando em rotinas para consumir e disponibilizar de forma controlada e segura as informações inerentes aos sistemas administrados, com a manutenção corretiva e evolutiva dos sistemas oriundos dos órgãos atendidos pela Agência de Tecnologia, bem como dos sistemas entregues pela fábrica de software da ATI”, enfatiza o superintendente de Sistemas de Informação, Marinaldo Oliveira.

Também foram implantados 13 sistemas este ano, entre eles foi desenvolvido o sistema de Reclamações do Procon Tocantins (https://www.reclamacoes.procon.to.gov.br/). A partir desse sistema, a reclamação pode ser feita de forma on-line, sem a necessidade do comparecimento à unidade presencial de atendimento. No período da pandemia, com o atendimento presencial suspenso, o órgão realizou 5.658 atendimentos eletrônicos nos 11 núcleos do Procon Tocantins.

Também foi desenvolvido pela ATI o Sistema de Gestão de Atendimento (SGA) (https://sga.to.gov.br/sga/agendamento-externo/login/), para uso de atendimento ao cidadão, possibilitando a realização do agendamento on-line do serviço que necessita e seja atendido em dia e hora marcada, uma medida para diminuir e controlar o fluxo de pessoas, com mais de 14 mil atendimentos realizados em todo o Estado, possibilitando o agendamento como medida para evitar a propagação da Covid-19. 

Em 2020, o Governo do Tocantins cumpriu as metas estabelecidas de desburocratizar e modernizar as ações dos serviços e da administração pública. Assim, passou a fazer uso do sistema Solução Integrada de Gestão Administrativa (Siga) (https://portaldecompras.to.gov.br/), ferramenta digital e on-line que vai centralizar, organizar e padronizar a gestão do patrimônio mobiliário, imobiliário, almoxarifado, bem como as ações de compras, licitações e contratos dos diversos órgãos do Poder Executivo.

Para atendimento das famílias tocantinenses que buscam a regularização fundiária de títulos rurais, também foi implantado o Sistema Gestão do Programa Terra Nossa (https://terranossa.to.gov.br/), que sistematiza o processo de regularização por meio do reconhecimento e da convalidação do registro da propriedade. A partir desse sistema, todo processo para regularização passa ser automatizado, desde o envio da documentação, análise, decisão e expedição do termo de convalidação.

Treinamento

Durante este ano, foram realizados 81 treinamentos para 2.034 usuários de todos os órgãos do Poder Executivo Estadual e de 110 municípios tocantinenses. Após o mês de março, os treinamentos foram realizados pela plataforma Moodle (http://ead.ati.to.gov.br) para capacitações e formação de servidores, que disponibiliza cursos e treinamentos de forma on-line. A Plataforma está hospedada na infraestrutura da ATI e conta com toda a segurança de rede e recursos disponíveis.

A ATI realizou também uma parceria de trabalho com a Unidade Certificadora do Estado do Tocantins (Unicet), permitindo uma somatória de competências na realização e na disponibilização dos cursos, bem como a possibilidade de oferta de capacitações com certificação pela Unicet. Isso vem trazendo mais incentivo aos servidores no aprimoramento dos seus conhecimentos e melhoria na qualidade dos serviços nos órgãos.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate