Noticias 24/01/2020 - 10:37 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Indicadores de Desempenho implantados na Agência tem objetivo de consolidar o planejamento estratégico

O modelo dos Indicados de Desempenho foi apresentado às gerências e formulados os indicadores principais de cada setor O modelo dos Indicados de Desempenho foi apresentado às gerências e formulados os indicadores principais de cada setor - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins
O modelo dos Indicados de Desempenho foi apresentado às gerências e formulados os indicadores principais de cada setor O modelo dos Indicados de Desempenho foi apresentado às gerências e formulados os indicadores principais de cada setor - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Considerando sua recente criação, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) tem realizado com os gestores a implantação dos Indicadores de Desempenho por meio da Gerência de Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação, com isso será alimentada uma base de dados para análises comparativas mensais para fins de organização interna.

Os dados são necessários também para a verificação da performance das gerências e se as atividades estão contribuindo para o alcance do objetivo estratégico do Plano Plurianual – PPA 2020-2023: “Propiciar a implementação da transformação digital dos serviços dos órgãos da administração direta e indireta.”

"Mais do que acompanhar a performance dos departamentos a utilização dos indicadores permitirá medir resultados e fazer com que os gestores consigam se antecipar a problemas, focar neles e implementar ações de correções impulsionando os resultados da ATI”, afirmou o gerente de Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação Ronne Márcio.

A realização dessa ação tem como objetivo principal fazer com que os gestores tenham uma visão mais objetiva do que acontece no dia a dia dos departamentos, aumentando o nível de maturidade da gestão e será como um exercício para as fases que estão por vir, em breve serão construídos diversos artefatos que darão maior poder nas tomadas de decisões  e melhora dos resultados alcançados pela ATI.

Indicadores

Os indicadores são instrumentos que permitem acompanhar, avaliar, sugerir, decidir, interferir ou mudar o rumo de um processo ou conjunto de atividades visando atingir determinado objetivo. Através dos indicadores é possível trabalhar no aperfeiçoamento por intermédio da avaliação contínua na evolução das atividades prestadas pelos setores da Agência, permitindo-nos a conhecer as demandas internas, bem como os pontos alcançados e o déficit por setor.

Estabelecendo assim, metas setoriais, como objetivos de médio e longo prazo. As Diretorias e Superintendências deverão criar indicadores que serão formulados com base no peso dos indicadores das gerências, e todas as gerências deverão possuir, para efeitos de gestão, no mínimo dois indicadores principais, sendo um quantitativo e outro qualitativo.