Noticias 22/01/2020 - 12:35 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Solicitação de matriculas online oferece oportunidades iguais de acesso as vagas da Rede Estadual de Ensino

Educação abre período de matrículas com oferta de 180.000 vagas Educação abre período de matrículas com oferta de 180.000 vagas - Elias Oliveira/Governo do Tocantins

A solicitação de matricula do ano de 2020 no Tocantins aconteceu de forma 100% online, e finalizou na última sexta-feira, 17. Neste ano, são mais de 18 mil vagas ofertadas pelo Governo do Estado nas 134 Unidades de Ensino das 13 Unidades Regionais do Estado com mais procura. Neste ano a matrícula online foi possível ser ofertada graças à parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

Conforme a gerente de Estatísticas e Informações Educacionais da Seduc, Márcia Flausino, a maior facilidade para as Unidades Regionais de Ensino é não ter mais necessidade de filas recorrentes nas escolas mais procuradas, e agora o tempo estimado para matrícula é de cerca de 10 minutos. “A plataforma permite que os responsáveis possam ter a mesma chance de matricular seus filhos nas escolas próximas e de qualidade, sem enfrentar filas, de forma rápida e de fácil acesso”, afirmou.

Na solicitação era possível escolher três opção e a prioridade de acordo com a disponibilidade de vagas foi de acordo com as diretrizes da Seduc, que colocou como prioridade estudantes com deficiência e/ou filhos de pessoa com deficiência (conforme Lei Estadual nº 3550, de 25 de novembro de 2019); a presença de irmão já matriculado na referida escola e por último a ampla concorrência.

Confirmação Matricula

Para confirmar a unidade de ensino em que a vaga do estudante foi disponibilizada é preciso confirmar a pré-matrícula, digitando o número do protocolo em “Consultar Protocolo", na página de matricula: http://matricula.seduc.to.gov.br/.

Após a consulta online da unidade de ensino em que a pré-matrícula foi efetuada, os pais ou responsáveis devem ir até a escola levando a documentação exigida e efetuar a matrícula. A confirmação da matrícula poderá ser feita até a sexta-feira, 24, caso não efetive a matrícula neste período, a vaga sorteada estará disponível para outros interessados a partir do dia 27/01/2020 diretamente na Unidade Escolar. As aulas na rede estadual de ensino estão previstas para serem iniciadas no dia 3 de fevereiro.