Noticias 16/08/2019 - 16:50 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Analista em Tecnologia da ATI representa o Tocantins em Especialização em Informática em Saúde

Primeira turma de especialistas em Informática em Saúde das Secretarias Estaduais de Saúde.jpeg Primeira turma de especialistas em Informática em Saúde das Secretarias Estaduais de Saúde.jpeg - Divulgação/ Ministério da Saúde

Foi realizado em São Paulo, entre os dias 14 e 16 de agosto, o último módulo do Curso de Especialização em Informática em Saúde, realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio Libanês, dando andamento à implementação da Estratégia de Saúde Digital do Ministério da Saúde. Estiveram presentes 27 representantes de todas as federações do Brasil.

O curso tem como foco a implementação da área de saúde digital no Sistema Único de Saúde (SUS). “A especialização tem como objetivo formar profissionais de informática em saúde nas secretarias estaduais, para que seja realizado o alinhamento da estratégia nacional para fomentar e desenvolver a saúde digital no Estado”, disse Áthila Augusto, Analista em Tecnologia da Informação da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e Chefe de Divisão dos Sistemas da Saúde, representante do Tocantins.

Como estratégia de saúde digital para o Brasil a especialização tem como meta a capacitação dos profissionais da área da informática e da saúde sobre a estrutura que será desenvolvida, e realizar o planejamento para a formação das equipes estaduais, o participante dessa primeira especialização tem como responsabilidade ser multiplicador  de conhecimento em seu estado.

De acordo com Áthila Augusto a especialização de Informática em Saúde uniu os aspectos da informática com os conhecimentos da área da saúde, seja para gestão ou implantação. Esse curso foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde junto com o Conselho Nacional das Secretarias de Saúde, como processo de profissionalização de recursos humanos. O curso tem duração de um ano e uma segunda turma terá início em outubro de 2019.