Noticias 15/08/2019 - 09:14 - Élcio Mendes e Tamires Rodrigues /Governo do Tocantins

Governo do Estado compartilha Sistema Planeja com o Poder Judiciário, software possibilita a gestão, planejamento e orçamento

Termo de cooperação técnica foi assinado na manhã desta quarta-feira, 14 Termo de cooperação técnica foi assinado na manhã desta quarta-feira, 14 - Frederick Borges /Governo do Tocantins
Termo de cooperação técnica foi assinado na manhã desta quarta-feira, 14 Termo de cooperação técnica foi assinado na manhã desta quarta-feira, 14 - Frederick Borges /Governo do Tocantins

O Sistema Planeja permite realizar todo o planejamento, monitoramento e acompanhamento desde o Planejamento estratégico até a entrega de produtos das ações do Estado na Lei Orçamentária Anual (LOA). Sistema implementado pela Diretoria de Sistema da Informação da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), permite aos gestores um acompanhamento dos processos de maneira simultânea e intuitiva.

O governador Mauro Carlesse declarou que o Estado criou a Agência de Tecnologia da Informação para desenvolver sistemas que otimizem os recursos e agilizem e qualifiquem o atendimento aos cidadãos. “O investimento em tecnologia vai resultar em redução de custos e também melhoria no atendimento. Pois com tecnologia é possível o cidadão ser atendido com mais agilidade e eficiência e isso que nós queremos. O sistema Planeja, que estamos compartilhando com o Tribunal de Justiça, é a prova de que temos técnicos qualificados para desenvolver esses sistemas que vão melhorar a gestão”, afirmou o Governador.

De acordo com o presidente da ATI Thiago Maciel, o sistema permite aos gestores ter acesso a relatórios de execução físico e financeiro das ações orçamentárias, além de permitir o acompanhamento dos objetivos e indicadores. “O Sistema Planeja foi desenvolvido inteiramente por servidores do Estado e teve custo zero”, enfatizou o presidente.

O Planeja possui um módulo de uso do Governador e Secretários que permite o acompanhamento de todas as metas, execução financeira, contratação de pessoal, arrecadação, indicadores prioritários, diagnóstico de redes sociais, objetivo e macro desafios e execução de projetos. Esses módulos são disponibilizados apenas para os principais gestores.

Termo de Cooperação

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado do Tocantins, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, assinaram na manhã desta quarta-feira, 14, um termo de cooperação técnica que possibilita ao Poder Executivo disponibilizar o software do sistema Planeja ao Poder Judiciário.