Noticias 02/07/2019 - 17:06 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Agência de Tecnologia auxilia no backup de dados do Hemocentro

Legenda: A Hemorrede tem o intuito de atender toda a população do Estado com qualidade e segurança Legenda: A Hemorrede tem o intuito de atender toda a população do Estado com qualidade e segurança - Nielcem Fernandes/ Governo do Tocantins

A equipe técnica do Hemocentro realizou backup com os arquivos dos setores, sistemas internos, banco de dados dos doadores e número de doações do Hemocentro de Palmas. A ação foi possibilitada pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e atendeu a Hemorrede, sistema que tem como objetivo informatizar todo o ciclo de doação de sangue, desde a captação até a distribuição do material, controlando cada etapa do processo.

Foi identificado que as rotinas de backup não eram realizadas devido à falta de espaço em disco. Assim, foi disponibilizado no DataCenter da ATI uma área de armazenamento de dados, o qual é utilizado como repositório de dados da Hemorrede. .

Segundo a Superintendente do Hemocentro, Pollyana Gomes, a utilização de ferramentas corporativas oferece segurança no armazenamento de dados. “Essa estratégia representa segurança às exigências Legais do Sangue, com isso, conseguimos eliminar resultados insatisfatórios, representando um avanço para os serviços do Hemocentro”, afirmou.

Está entre as exigências da Portaria de Consolidação do Ministério da Saúde, que os registros referentes à doação e à transfusão serão armazenados por, pelo menos, vinte anos e a garantia da não violação dos registros.

Backup

O backup é configurado pela equipe do Hemorrede para realizar as cópias de segurança das informações do Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP), Setor de Hematologia da Unidade de Coleta de Palmas e das Agências Transfusionais, possibilitando de forma integra e confiável o segundo ambiente para armazenamento das informações.