Noticias 17/07/2019 - 16:13 - Thuanny Vieira/Governo do Tocantins

Semarh recebe Comissão da ATI e definem ações estratégicas

Secretário Renato Jayme recebe Comissão da ATI em busca de melhorias para Semarh Secretário Renato Jayme recebe Comissão da ATI em busca de melhorias para Semarh - Semarh/Governo do Tocantins

Nesta sexta-feira, 12, o secretário Renato Jayme recebeu a Comissão da ATI, instituída por meio da Portaria ATI nº 05/2019 que visa atender, os 30 órgãos do estado. Nos quais foram selecionados 10, como objeto piloto de implementação das atividades a serem realizadas pela ATI. A Semarh acionou a Comissão sinalizando o interesse.  ATI estará atuando em seis frentes: atendimento, projetos, infraestrutura, sistemas, treinamento e contratos afim de localizar as deficiências e propor soluções.

Durante a reunião, o secretário Renato Jayme, juntamente com os diretores Aldo Azevedo e Marli Santos e a analista técnica em TI Carolina Macedo deliberaram algumas dificuldades que o setor enfrenta na Secretaria dentre eles a infraestrutura, sobretudo na rede de dados e sistemas.

A partir dos apontamentos realizados por ambos órgãos ficou acordado as ações iniciais a serem realizadas pela ATI juntamente com a Semarh. A primeira atividade será o diagnóstico de TI da Semarh.  A segunda atividade é a implantação do Atendimento GLPI que irá proporcionar aos servidores um sistema de pedidos para resoluções de problemas relacionados a TI.

É também considerada ação estratégica, o treinamento de servidores para a capacitação dos municípios no Sistema de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (SGRS) para alimentação de dados e qualquer informação relacionada a resíduos sólidos e saneamento básico. O Sistema de Gestão de Processos (GP Web) e o Mapeamento de processos igualmente serão executados na Semarh.

O ICMS Ecológico também foi debatido na reunião no qual estarão estudando ferramentas para a inserção de dados pelos municípios para obtenção de pontos. Foi proposto ainda a criação de uma Sala de Situação para tomada de decisões entre os órgãos do Governo e melhor aproveitamento das informações já coletadas pelo SIGMA.

O vice-presidente da ATI, Pedro Luís destaca a iniciativa da Semarh em acionar a ATI e que é importante a sinergia entre a ATI e os órgãos do Estado para apresentações de soluções eficazes. “É excelente a oportunidade que o secretário está nos dando, é ímpar. Se todos os secretários do governo tiver essa visão, o nosso trabalho será bem produtivo. Na Semarh, nós estamos analisando as necessidades do órgão e a TI irá trabalhar na entrega de resultados eficientes”. Também estiveram presentes na reunião o superintendente de Sistemas de Informação Marinaldo Oliveira Santos e o diretor de Suporte e Serviços Hiram Melchiades