Noticias 28/06/2019 - 17:14 - Tamires Rodrigues e Valdenice Rodrigues/Governo do Tocantins

Capacitação da Controladoria treina servidores da Agência de Tecnologia da Informação para a gestão e fiscalização de contratos

A capacitação foi realizada na sala de reuniões da Secretaria da Fazenda e do Planejamento A capacitação foi realizada na sala de reuniões da Secretaria da Fazenda e do Planejamento - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins
A capacitação foi realizada na sala de reuniões da Secretaria da Fazenda e do Planejamento A capacitação foi realizada na sala de reuniões da Secretaria da Fazenda e do Planejamento - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

O 3º curso de Gestão e Fiscalização de Contratos no Âmbito da Administração Pública foi ministrado na manhã desta sexta-feira, 28, para servidores da Agência de Tecnologia da Informação (ATI). O curso, realizado na sala de reuniões da Secretaria da Fazenda e do Planejamento (Sefaz), foi promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e integra um conjunto de capacitações de servidores do Executivo Estadual previstas no plano de metas do órgão para este ano.

Participaram do treinamento 35 servidores da ATI, que atuam como gestores e fiscais de contratos e também aqueles que acompanham o fluxo de processos, como o vice-presidente Executivo da Agência, Pedro Luís de Oliveira.  “É muito importante sabermos exatamente o processo envolvido na gestão e fiscalização de contrato e a conscientização de cada profissional que atua nesse contexto”, observa o vice-presidente Executivo da Agência, Pedro Luís de Oliveira, que também participou do curso.

“Antes de designar fiscais e substitutos, é necessário capacitar os servidores, depois muni-los de instrumentos mínimos para o desempenho de suas atribuições e obrigações”, complementou a diretora de Gestão de Contratos da ATI, Michelly Ribeiro Gomes Queiroz Santos.

O superintendente de Gestão e Ações de Controle Interno da CGE, Benedito Martiniano da Costa Neto, que ministrou a capacitação, explica que os treinamentos nesta área contribuem para promover uma maior eficiência na execução de contratos. “O servidor capacitado tem um maior poder de análise e, portanto, está mais atento para a correta aplicação de recursos públicos por meio dos contratos executados pelo Executivo”, explica.    

ATI

Uma das competências da ATI é acompanhar a gestão dos contratos de tecnologia, sendo que atua também no planejamento e gestão juntamente com os demais órgãos e entidades do Poder Executivo para a contratação, aquisição, locação e expansão de equipamentos, sistemas e soluções de tecnologia, bem como a promoção do uso eficiente desses recursos.

Colaborou com a capacitação pela Controladoria a gerente de Orientações e Normas do órgão, Elaine Cristina Zanetti Avelino.