Noticias 24/06/2019 - 11:48 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Projeto de Gestão do Conhecimento integrada à Educação Corporativa está pronto para ser implantado

Com o objetivo de gerenciar e armazenar informações organizacionais, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) iniciou no final de 2018 o desenvolvimento do Projeto de Gestão do Conhecimento integrada à Educação Corporativa. Atualmente a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) tem feito parte da equipe de trabalho na consulta de formas de armazenamento de arquivos.

Com ajuda de consultores e de lideres de áreas estratégicas, o projeto tem como objetivo implantar um repositório institucional com informações dos servidores que estão em fase de aposentaria, para que os próximos servidores tenham acesso aos conhecimentos críticos e competências exigidas. O projeto foi idealizado pensando na necessidade de gerir as informações da Sefaz.

O repositório institucional é um sistema de informação para armazenar, preservar, organizar e disseminar amplamente os resultados de pesquisas e histórico das instituições. Utilizando um software no qual serão armazenados vídeos, documentos e instruções normativas que estarão disponíveis aos servidores.

O projeto visa promover uma visão compartilhada no ambiente organizacional, mapear os conhecimentos críticos e competências exigidas para desenvolver estratégias integradas de gestão do conhecimento e educação corporativa, uma iniciativa catalisadora da mudança, capacitação das equipes e acompanhamento consultivo.

A adoção de um modelo de gestão do conhecimento e educação corporativa faz parte do Profisco – Projeto de Modernização Fiscal do Tocantins, cujas ações estão permitindo uma ampla reestruturação da pasta, com a redefinição do conceito da Sefaz ideal.