Noticias 03/05/2019 - 17:50 - Daianne Fernandes/Governo do Tocantins

Reunião discute gerenciamento de patrimônio do Estado

Participaram da reunião diversos órgãos que integram o processo de controle mobiliário Participaram da reunião diversos órgãos que integram o processo de controle mobiliário - Angélica Lima/Governo do Tocantins

A transição do controle e mensuração do patrimônio do Estado para um novo software foi tema de reunião realizada entre o secretário de Estado da Administração, Edson Cabral e equipes da Secad e da Agencia de Tecnologia da Informação (ATI), nesta sexta-feira, 03.

O novo sistema vai ser incorporado ao Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA), possibilitando que se realize o controle do patrimônio mobiliário e imobiliário do executivo estadual.

Desenvolvido pela AZ informática, o novo software já é utilizado com sucesso pelo governo do Mato Grosso do Sul e vai possibilitar o controle total de registro de bens móveis e imóveis do Tocantins, além de integrar todos os dados com o  sistema de compras e almoxarifado e emitir relatórios contábeis e patrimoniais.

“Estamos sempre buscando ferramentas e sistemas modernos que propiciem praticidade e economia ao Estado”, destacou o secretário que ainda lembrou a todos que este é o primeiro passo para que o Tocantins se adeque às normas internacionais de contabilidade pública.

A implantação do sistema será conduzida pela Agência de Tecnologia do Tocantins. Atualmente, a Secad detém o controle e mensuração do patrimônio mobiliário do executivo estadual, que abrange apenas os bens físicos utilizados na execução de serviços por meio  de  um sistema próprio, o Sispat.

“Estamos trabalhando intensamente na implantação deste sistema. Buscamos compreender todo o processo de catalogação, controle, mapeamento e mensuração do patrimônio para assim ter informações com precisão” afirma o diretor  de treinamentos e implantação de sistemas da ATI, Márcio Lopes.

Participaram da reunião representantes do Itertins, Terratins, Procuradoria Geral do Estado, Agência de Tecnologia e da Diretoria de Patrimônio da Secad.