Noticias 19/12/2019 - 13:11 - Tamires Rodrigues/ Governo do Tocantins

Agência de Tecnologia leva à reciclagem 676 quilos de lixo eletrônico

Agência de Tecnologia leva a reciclagem de 676 quilos de lixo eletrônico Agência de Tecnologia leva a reciclagem de 676 quilos de lixo eletrônico - Divulgação ATI
Agência de Tecnologia leva a reciclagem de 676 quilos de lixo eletrônico Agência de Tecnologia leva a reciclagem de 676 quilos de lixo eletrônico - Divulgação ATI

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) realizou o descarte correto de 676 quilos de cabos que  completaram o ciclo de utilização, através do programa Green IT, da empresa Furukawa. O programa consiste na permuta de sobras de cabos eletrônicos e de energia por cabos novos, realizando o tratamento adequado dos resíduos descartados.

As empresas que aderem ao programa recebem uma bonificação, por meio de um cheque verde no valor do peso real do material enviado para reciclagem. No Tocantins a distribuidora autorizada e receptora dos materiais para reciclagem é a Horus Telecom, localizada na região central de Palmas.

Como participante a Agência recebe um certificado de participação no programa, que atesta seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. O material substituído nas instalações recebe tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima.

Programa Green IT

Se descartado no lixo comum, o PVC contido nos cabos eletrônicos - de telecomunicações ou de energia - pode levar de 200 a até 600 anos para se decompor. E, se for queimado, esse material irá liberar na atmosfera substâncias altamente tóxicas, prejudiciais à saúde humana. Evitar esses danos ao meio ambiente, por meio do tratamento adequado dos resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento, é o principal objetivo do Programa Green IT.

Criado em agosto de 2007, o Programa Green IT teve a adesão de mais de 950 empresas e instituições do país, em vários segmentos da economia, tendo emitido mais de 1.200 certificados.