Noticias 25/10/2019 - 14:56 - Tânia Caldas/Governo do Tocantins

Servidores do Naturatins recebem capacitação para atuarem com o processo digital

Servidores em aula prática do SGD na Unopar Servidores em aula prática do SGD na Unopar - Naturatins/Divulgação
Aula prática sobre SGD na escola fazendária do Governo Estadual Aula prática sobre SGD na escola fazendária do Governo Estadual - Naturatins/Divulgação

Nesta quarta-feira, 23, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), concluiu uma das etapas de capacitações para implantação definitiva do processo digital, com o uso do SGD - Sistema de Gestão de Documentos junto com o SIGA – Sistema Integrado de Gestão Ambiental, direcionado aos servidores do Órgão, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) deu suporte nos treinamentos e na utilização dos Sistemas.

O objetivo do treinamento foi reforçar a utilização dos Sistemas na expanção do suporte digital dentro do Naturatins, que como a grande maioria dos órgãos também utiliza o SGD para os processos administrativos. “Ações como essa visam expandir o processo digital para as áreas finalísticas do Instituto com foco no processo digital ambiental, reforçando o uso do sistema e com orientações destacando os processos expecificos, considerando as particularidades das áreas finalisticas do Naturatins”, afirmou André Muniz, consultor externo da ATI que ministrou os treinamentos.

Este treinamento fez parte de uma série de capacitações que foram planejadas, para os servidores administrativos e também para os que atuam na área técnica, da sede e das regionais do Instituto.

A implementação das capacitações começou no último mês de agosto, 30 dias após a publicação da IN - Instrução Normativa Nº 05/2019, que trata sobre os procedimentos para a implantação do processo digital e tem como objetivo o alinhamento estratégico da Instituição.

“Primeiramente foram capacitados os servidores da gerência de Atendimento e Análise Técnica, depois ocorreu o treinamento do pessoal administrativo/protocolo, de todas as regionais. E posteriormente foram capacitados os analistas das regionais e da sede. Está prevista para breve, a capacitação da quarta turma”, explicou o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque.

Durante as capacitações, os servidores também participam de aulas práticas realizadas nos laboratórios de informática da Unitins – Universidade Estadual do Tocantins, Escola Fazendária e da Unopar. Na sala dos analistas ambientais, os servidores dialogaram e participaram de um alinhamento técnico sobre as análises de processos, em conjunto com os analistas que trabalham na sede.

Segundo o presidente Albuquerque, o planejamento desta ação, bem como as capacitações foram desenvolvidos por meio da Secretaria – Geral, Gerência de Atendimento e Análise Técnica, setor de Tecnologia da Informação e Gerência de Planejamento e Convênios. “Estas capacitações somam-se a outras medidas que facilitarão a integração entre os setores e que vão resultar na modernização do Naturatins”, afirmou.

Para Frank Rodrigues, inspetor de Recursos Naturatins da Regional de Gurupi, a ferramenta irá favorecer o trâmite processual. Ele salienta que o SGD facilita a movimentação dos processos, já que não é necessária a movimentação física do processo. E a análise passa a estar disponível instantaneamente.

“No caso de um processo de licenciamento, que exista um requerimento de licenciamento ambiental e ao mesmo tempo, a solicitação de uma DUI - Declaração de Uso Insignificante. Se consegue ter a análise do técnico de licenciamento e ao mesmo tempo ter a análise do técnico da outorga de forma quase que simultânea”, disse.

Processo digital

O secretário - Geral, Felipe Pimpão, lembrou que as capacitações foram ações muito importantes, pois resultaram no alinhamento estratégico institucional para os servidores administrativos da sede e de outras regionais. Ele argumentou que a implementação do processo digital, via SGD, representa um avanço para o Naturatins. “Vamos ganhar celeridade na movimentação e análise processual. Com a iniciativa, ganha o Naturatins e ganha o empreendedor”, destacou.

O servidor da Regional de Araguaína, Hellyson Miranda, parabenizou o Naturatins e ressaltou a relevância do planejamento das capacitações, que ajustou a teoria à prática. “O evento foi muito proveitoso, o Naturatins está dando um grande salto. Além da extinção do uso do papel, será otimizado todo o trabalho processual, uma medida de organização, modernização e economicidade”, considerou.