Noticias 01/10/2019 - 08:59 - ATI/ Governo do Tocantins

Tocantins participa de maior evento de tecnologia para gestão pública do país

Gestores da ATI representaram o Tocantins no evento. Gestores da ATI representaram o Tocantins no evento. - Divulgação
Gestores da ATI representaram o Tocantins no evento. Gestores da ATI representaram o Tocantins no evento. - Divulgação

Gestores da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI) participaram, entre os dias ​25 e 27 de setembro, em Brasilia, da 47ª edição do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a Gestão Pública (Secop), o maior evento brasileiro do setor.

O Secop é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP), que reúne as empresas estaduais de TIC do Brasil. O encontro recebeu mais de 500 representantes das três esferas de Governo dispostos a discutir o futuro da TIC pública, conhecer tendências e, principalmente, mergulhar na transformação digital em Governo – este ano, o tema do Secop foi O Brasil construindo o Estado Digital.

De acordo com o presidente da ATI, Thiago Maciel, é muito importante para o Estado a participação em eventos onde ocorre a integração das TICs na busca da transformação digital dos órgãos públicos de todo o país. “O foco foi a busca por melhores tecnologias, pois conseguimos enxergar o que está sendo feito de melhor tanto para a gestão do estado, quanto para a entrega de serviços melhores e mais transparentes para o cidadão”, afirmou. 

Representando o Tocantins no evento estiveram ​o vice-presidente Executivo da ATI, Pedro Luis de Oliveira, o superintendente de Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, Alirio Felix, e o superintendente de Sistemas de Informação, Marinaldo Oliveira. 

Secop ABEP

Na programação do seminário foi entregue o prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), que tem como objetivos reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico que aprimorem a administração pública e ofereçam melhores serviços ao cidadão.

Os principais temas debatidos  foram Privacidade de dados, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Importância Open Hybrid para o Governo e para o cidadão, As soluções corporativas via 4G/5G, Agenda digital.

A programação contou também com keynotes, palestras, painéis, workshops, campfires, feira de negócios e muitas discussões nas áreas de infraestrutura, segurança da informação, armazenamento em nuvem, transformação digital, inovação, conectividade, além de cases de sucesso implantados nos estados brasileiros.